segunda-feira, 2 de agosto de 2010

EXISTE CRENTE DESVIADO?

"QUERIDA LEITORA ESSE TEXTO FALA SOBRE A REALIDADE DAQUELE QUE SE DIZ DESVIADO, ENTENDO A SITUAÇÃO DO SEU AMIGO, MAS A MELHOR COISA QUE SE PODE FAZER É ORAR E SEGUIR AMANDO A ELE , POIS O AMOR ROMPE BARREIRAS, ESTAREI TAMBÉ EM ORAÇÃO POR ESSA CAUSA."    Andaraã Almeida.

Quem nunca se deparou com um “crente desviado”, um alguém que por algum motivo abandonou sua fé em JESUS, e vive num estado de letargia, e sua mente cauterizada se expressa por meio de palavras amargas e astutas; e em alguns casos demonstra um estado de sofrimento pela ferida que sofreu.

Mas será que realmente existe o tal “crente desviado”?
São muitos os casos de pessoas que se auto definem como “afastadas”, porque sofreram decepções ao longo de sua vida, pessoas que num determinado momento se dedicavam de corpo e alma a DEUS, desempenhando seu ministério numa performance invejável, buscando sempre fazer o melhor, mas derrepente, perdem toda a motivação e a causa está intimamente ligada a alguma situação desagradável que infelizmente aconteceu na igreja, ou em alguma fase de sua vida.
Motivos que podem parecer banais, mas causam efeitos terríveis. E quando se tenta resgatar o “crente desviado”, ele sempre opõe resistência, suas argumentações são de um teor maligno, percebe-se uma perspicácia que se caracteriza pela astúcia de distorcer determinados princípios bíblicos, semelhante ao relato das escrituras sagradas que diz respeito a tentação no deserto vivida por JESUS, em que o diabo usa de alguns versículos da Bíblia de forma leviana, Mateus 4. É difícil entender como pode alguém sofrer uma desilusão e buscar proteção em satanás, pode parecer assustador, mas é assim que o “crente afastado” faz, ele busca refúgio no príncipe das trevas, sai da igreja e se envolve com o mundo, este envolvimento com o mundo se define como amparo nas garras do diabo. “...Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS. Tiago 4:4.
Se analisarmos a vida do Apóstolo Paulo, podemos perceber algumas circunstancias em que ele poderia ter deixado de seguir a JESUS, se um desses “ crentes desviados” tivessem a oportunidade de conversar pessoalmente com este homem de DEUS e relatasse o motivo de seu afastamento, seria ridículo, pois certamente Paulo diria que sofreu muitas e muitas vezes em trabalhos, açoites, prisões, perigo de morte, apedrejamento, naufrágio, abismo e sofreu também perigos entre os falsos irmãos; e ainda se sentia oprimido a cada dia pelo cuidado de todas as igrejas. Corintios 11:23-28. O “crente desviado” perante as palavras de Paulo seria um simplório justificador de seus atos, ou seja, toda sua argumentação sentimentalista se tornaria banal.
São tantas situações da vida que levam determinadas pessoas a se afastarem da igreja, e deixar de seguir JESUS. A palavra de DEUS em Hebreus 10:25 diz: “...não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns...”.
Aquele que de fato aceitou JESUS como Único e Suficiente Salvador, nunca se afasta ou desvia, ele se mantem firme até a morte e resistente a todo e qualquer tipo de circunstancias da vida.
Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 1:10b.
...aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de JESUS CRISTO. Filipenses 1:6.
Quando abrimos o nosso coração pra JESUS, Ele nos refaz de um modo sobrenatural e passamos a viver uma nova vida, esta nova vida é a boa obra que CRISTO começa e só termina na Nova Jerusalém, portanto não faz sentido estar num determinado momento vivendo na presença de JESUS e em virtude de uma adversidade se envolver com satanás; quem se “afasta” na verdade nunca foi crente, pois o servo de DEUS nunca se desvia do alvo. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de DEUS em CRISTO JESUS. Filipenses 4:14.
Alguém que venha discordar de minha reflexão, poderia argumentar que conhece pessoas que eram extremamente usadas por DEUS e se afastaram, e que eu estaria incorrendo no erro de julgar ao afirmar que o “crente desviado” nunca foi crente de fato, mas com total segurança afirmo e reafirmo que quem se afasta de JESUS, nunca foi um verdadeiro cristão.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 2 Pedro 2:21.
Não adianta querer apascentar cães e porcos no aprisco das ovelhas, porque um dia sua natureza vai se manifestar, como diz um verdadeiro provérbio: “ O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama. 2 Pedro 2:22.
Logicamente sei que DEUS pode ter usado essa pessoa enquanto ela esteve na igreja, muitos estão na igreja mas não são igreja, ou seja, não fazem parte do corpo de CRISTO. Entendo que DEUS pode usar quem ele quer, ele usou até uma jumenta pra falar com o profeta. Números 22:28-30. O fato de ser usado por DEUS não significa necessariamente ser um verdadeiro servo de DEUS.
O verdadeiro cristão não desiste, ele é perseverante, ele sabe que durante toda sua vida vai se deparar com falsos pastores, falsos irmãos e tantas adversidades, mas que nada disso o separa do amor de DEUS. Romanos 8:38,39. Os seguidores de CRISTO buscam refúgio nos momentos de aflição no esconderijo do Altíssimo, e descansam à sombra do Onipotente. Salmos 91:1. JESUS nunca decepcionou ninguém, então não há motivos de se afastar do caminho da justiça, a problemática reside no fato de que alguns edificam suas vidas em suas próprias convicções, ou seja constroem sobre a areia, outros preferem estruturar-se em JESUS, como na parábola dos dois alicerces descrita em Mateus 7:24-27.
DEUS não se agrada daqueles que retrocedem.
Num casamento onde ocorre uma traição, aquele que trai nunca amou de verdade o seu cônjuge, assim também os que se “afastam” nunca amaram a DEUS de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu pensamento. Mateus 22:37.
Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Hebreus 10:38;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE sua Opinião.